quinta-feira, 6 de agosto de 2009

PSICOGENESE DA LÍNGUA ESCRITA

As pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky apontam para as hipóteses que a criança constrói neste processo. Estas hipóteses estão descritas em seu livro “A psicogênese da Língua Escrita”.

HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA

Características:

• Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
• Não relaciona a escrita com a fala;
• Não diferencia letras de números;
• Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;
• Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm nome um nome pequeno (realismo nominal);
• Usa as letras do nome para escrever tudo;
• Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;
• Leitura global: Lê a palavra como um todo.

Conflitos vividos pela criança nesta etapa:

• Que sinais eu uso para escrever palavras?
• Conhecer o significado dos sinais escritos.

Avanços:

• Diferenciar o desenho da escrita;
• Perceber as letras e seus sons;
• Identificar e escrever o próprio nome;
• Identificar o nome dos colegas;
• Perceber que usamos letras em diferentes posições.

Atividades favoráveis:
• Desenhar e escrever o que desenhou;
• Usar, reconhecer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc;
• Ter contato com diferentes portadores de textos;
• Frequentar a biblioteca, banca de jornais, etc;
• Conversar sobre a função da escrita;
• Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
• Bingo de letras;
• Produção oral de histórias;
• Escrita espontânea;
• Textos coletivos tendo o professor como escriba;
• Aumentar o repertório de letras;
• Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo;
• Comparar e relacionar palavras;
• Produzir textos de forma não convencional;
• Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
• Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
• Atividades em que seja preciso reconhecer e completar a letra inicial e a letra final;
• Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.

HIPÓTESE SILÁBICA

Características:

• Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo;
• Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra;
• Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;
• Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.

Conflitos vividos pela criança:

• A escrita está vinculada à pronúncia das partes da palavra?
• Como ajustar a escrita à fala?
• Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?

Avanços:
• Atribuir valor sonoro às letras;
• Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala;

Atividades favoráveis:

• Todas as atividades do nível anterior;
• Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
• Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
• Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = c__m__l__ ou __a__e__o.
• Relacionar personagens a partir do nome escrito;
• Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial;
• Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;
• Leitura de textos conhecidos;
• Relacionar textos memorizados com sua grafia;
• Cruzadinha;
• Caça-palavras;
• Completar lacunas em textos e palavras;
• Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
• Evidenciar rimas entre as palavras;
• Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
• Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
• Colocar letras em ordem alfabética;
• Contar a quantidade de palavras de uma frase.

SILÁBICO-ALFABÉTICO

Características:

• Compreende que a escrita representa os sons da fala;
• Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;
• Reconhece o som das letras;
• Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes bola= AO ou BL;
• Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo= kblo.

Conflitos vividos pela criança nesta etapa:

• Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas?
• Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala?
• Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres?

Avanços:

• Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário;
• Atribuir o valor sonoro das letras.

Atividades favoráveis:

• As mesmas do nível anterior;
• Separar as palavras de um texto memorizado;
• Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o GA do nome de GABRIELA para escrever garota, gaveta...;
• Ditado de palavras conhecidas;
• Produzir pequenos textos;
• Reescrever histórias.

ALFABÉTICO

Características:

• Compreende a função social da escrita: comunicação;
• Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
• Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
• Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
• Procura adequar a escrita à fala;
• Faz leitura com ou sem imagem;
• Inicia preocupação com as questões ortográficas;
• Separa as palavras quando escreve frases;
• Produz textos de forma convencional.

Conflitos vividos pela criança nesta etapa:

• Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra?
• Como distinguir letras, sílabas e frases?
• Como aprender as convenções da língua escrita?

Avanços:

• Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação);
• Usar a letra cursiva.

Atividades favoráveis:

• Todas as anteriores;
• Leituras diversas;
• Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
• Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto;
Jogos diversos com bingo de letras e palavras, forca...
Fonte: Grupo Sugestões de Atividades

13 comentários:

  1. ola tambem tenho um blog de escrita ainda muito 'pequeno' a nivel de blogs ando a ler outros para melhorar e entender este mundo. gostava ke lessem o meu e dessem opiniao http://22brianna.blogspot.com/ por favor acessem obrigada

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  2. Esse material que você escreveu é muito rico . Parabéns !

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  3. Esse material é bom mesmo, mas não fui eu que escrevi, peguei em um grupo de sugestões de atividades. Obrigada pela visita.Bjos

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  4. Foi muito bom encontrar esse material, pois serve também para incluir no meu estudo de pesquisa sobre " a dificuldade da leitura e da escrita no ensino fundamental" sou mestranda em Ciencias da Educacão". Parabëns pelo Blog.

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  5. Adorei este blog!!!!
    Muito interessante!

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  6. Gostei dos temas tratados ficaria grato de ter vossa colaboração no meu blog - TEMA:- EDUCANDO O PAPAI - entre e deixe sua opinião quanto ao sexo masculino que desde criança nao aprende a cuidar de uma criança, enquanto a menina quando aprende a brincar de boneca, ja esta praticando a ser mamãe. O menino deve brincar com bonecas? - entre e deixe sua opnião. Obrigado
    http://educandoopapai.blogspot.com

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  7. Parabéns muito bom seu blog
    coloquei no meus favoritos,para pesquisar.
    estou fazendo o curso de aproveitamento de estudos e acho que seu blog vai ser de grande utilidade.

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  8. meu imail é rogerios.bandeira@hotmail.com
    se quizer me mandar o seu agradeço gostaria de conhecela melhor

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  9. Oi..., estou muito feliz por ser mais um no endereço do seu blog, aceito opinioes sua e de seus amigos. beijos.

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  10. Estou aproveitando o tempo que tenho para estudar sobre habilidades e competências leitoras, mas acabei entrando no assunto alfabetização e letramento. É incrível como uma coisa puxa a outra! Acabei chegando aqui no seu Blog. Visite o meu também. Ficarei contente com os seus comentários. Abraços,
    Luciane FLORIANÓPOLIS, SC

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  11. Olá, estou começando agora a pesquisar para o meu TCC da pós em Psicopedagogia. Meu tema fala sobre a importância do registro dos pequenos sucessos das crianças de 3 e 4 anos na creche e a ressignificação desses registros dentro do processo afetocognitivo.

    Espero receber material, encontrar textos aqui no blog...maravilha estar aqui!Bom mesmo! Um beijo a todos!
    cleidearantes36@gmail.com

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